Carta 9 de Espadas

Antes de iniciar a leitura sobre as informações da carta é preciso que você conheça como se organiza esta página.

A página de informações de cada carta é divida e organizada através dos tópicos: descrição da carta, ações da carta, cartas opostas, cartas reforçadoras, combinação de ases, combinação de cartas da corte, cartas invertidas.

Saiba mais em: Como Interpretar as Páginas de Informações das Cartas?

Descrição da Carta

Faz sentido que a figura no Nove de Espadas esteja na cama, pois é durante a noite que nossos pesares e arrependimentos vêm à mente com mais intensidade. A escuridão silenciosa elimina as distrações do dia, deixando-nos sozinhos com nossos pensamentos. Quem nunca ficou acordado às 4 da manhã cheio de preocupações que se recusam a ir embora? O Nove de Espadas representa essa infelicidade que pode nos atingir a qualquer momento.

Ao contrário da dor do Três de Espadas, que parece vir de fora, o Nove de Espadas representa a dor que geramos internamente. Que torturas nós nos impomos quando nossos medos e dúvidas nos dominam. Preocupação é provavelmente a mais comum. Eu fiz o suficiente? Tudo vai dar certo? O que eu vou fazer? Os pensamentos giram sem parar – impossível desligar.

Culpa é outra fonte de dor. Quando fazemos algo que sentimos ser errado ou prejudicial – ou falhamos em fazer algo que achamos que deveríamos – o sofrimento pode ser muito real. É pior quando nada que façamos alivia os sentimentos ruins ou os fazem desaparecer. Finalmente, há apenas pura angústia. Às vezes, a dor da vida é tão intensa que tudo que queremos é chorar em nossas mãos.

Não é preciso dizer que o Nove de Espadas não é a carta mais agradável, mas nem sempre indica angústia extrema. Muitas vezes é apenas um sinal de algum elemento de infelicidade ou dificuldade – um ponto vulnerável em sua vida. Esta carta frequentemente é um aviso do seu Guia Interno de que o caminho que você está seguindo pode ser difícil. Se você abordar o Nove de Espadas nesse espírito – como um sinal de cautela – poderá usá-lo de forma construtiva. Examine cuidadosamente sua situação para ter certeza de estar fazendo as melhores escolhas. Até uma pequena mudança pode fazer toda a diferença.

Ações da Carta

worrying (preocupando-se)
duvidando que tudo correrá bem
remoendo
deixando-se doente por causa de seus problemas
revirando um problema várias vezes
se sentindo ansioso e tenso
se agitando
sentindo-se culpado(a)
arrependendo-se de alguma ofensa
recusando-se a perdoar a si mesmo
querendo voltar atrás
focando em seus “pecados”
sendo duro consigo mesmo
negando que fez o melhor
sendo dominado pelo remorso
sofrendo angústia
desesperando-se
sentindo que atingiu seus limites
tendo noites sem dormir
sentindo-se deprimido
passando por uma noite escura da alma
esquecendo a alegria
querendo chorar

Cartas Opostas

  • Estrela – serenidade, paz de espírito
  • Julgamento – ausência de culpa, absolvição
  • Três de Copas – estar no topo do mundo, no fluxo
  • Seis de Copas – inocência
  • Dez de Copas – alegria, paz, encanto

Cartas Reforçadoras

  • Diabo – desespero, falta de alegria
  • Dez de Paus – preocupação
  • Três de Espadas – angústia, desgosto
  • Seis de Espadas – depressão, tristeza