Carta 20 (Julgamento) – Arcano Maior

Descrição da Carta

Na Carta 20, vemos pessoas se levantando ao chamado de um anjo. É o Dia do Juízo, quando os fiéis são levados ao céu, mas e quanto àqueles que não são salvos? Eles foram julgados e considerados insuficientes? Por seus pecados, serão negados a presença de Deus? É esse aspecto do julgamento que é perturbador. Como o julgamento pode ser conciliado com o perdão?

Na verdade, o julgamento vem em duas formas. O tipo prejudicial diz: “O que você fez está errado, e você é ruim e sem valor por tê-lo feito.” Esse tipo de julgamento separa e não deixa espaço para redenção. É possível julgar sem condenar. Avaliamos a questão, pesamos todos os lados e tentamos discernir a verdade. Reconhecemos a necessidade de escolher e esperamos a coragem de fazê-lo sabiamente – mas sem culpar.

Nas leituras, a Carta 20 pode ser um lembrete de que os julgamentos são necessários; às vezes você deve decidir. Em tais momentos, é melhor considerar o assunto cuidadosamente e depois se comprometer sem censura. Se você está sendo julgado, aprenda com o processo. Aproveite o que é valioso, corrija o que precisa ser corrigido, mas nunca perca de vista o seu valor.

A Carta 20 também representa os sentimentos que vêm com a salvação. Quando o anjo chama, você renasce – limpo de todos os pecados e fardos. O passado e seus erros estão para trás, e você está pronto para começar de novo. Você pode até sentir um chamado – uma convicção pessoal do que você está destinado a fazer. Se você está em um período baixo, precisando de esperança e absolvição, o Julgamento pode mostrar que a renovação está próxima

Tomando uma decisão

• Tendo um dia de acerto de contas
  • Separando o joio do trigo