Carta 11 (Justiça) – Arcano Maior

Descrição da Carta

Na carta 11, vemos a figura familiar da Justiça. Ela tem as balanças da igualdade e do julgamento imparcial em uma mão, e a espada da decisão na outra. No tarô, a Justiça representa a compreensão de que a vida é fundamentalmente justa e equilibrada. Embora as incertezas do dia a dia tendam a nos fazer duvidar disso, a Justiça nos lembra que há um equilíbrio divino.

Há um tom sério na carta 11 – o tom do tribunal. Essa carta se refere a questões legais de todos os tipos, mas não se limita a elas. Os tribunais são onde os julgamentos são feitos e as decisões são tomadas. Nosso sistema legal é a arena oficial em que exploramos os princípios da Justiça – justiça, imparcialidade e busca pela verdade.

Em leituras, a Justiça freqüentemente aparece quando você está preocupado em fazer o que certo ou garantir que receba o que lhe é devido. Essa carta também pode aparecer quando você está sentindo o impacto de um erro ou boa ação do passado. A causa que você colocou em movimento em um momento está agora retornando a você como um efeito.

Ações da Carta

• Respeitar a justiça: insistir na justiça, agir com princípios éticos, envolver-se em questões legais, comprometer-se com a honestidade, buscar igualdade, ser imparcial e tentar fazer o que é certo.
  • Assumir responsabilidade: liquidar contas antigas e dívidas, ser responsável, admitir a verdade, admitir envolvimento, lidar com a situação e fazer o que precisa ser feito.
  • Preparar-se para uma decisão: pesar todos os lados de uma questão, estabelecer um curso para o futuro, balancear todos os fatores, determinar a ação certa e escolher com plena consciência.
  • Compreender causa e efeito: aceitar os resultados que você criou, ver como você escolheu sua situação, reconhecer a ação do karma, saber que o que é faz sentido e fazer conexões entre eventos.

Cartas Opostas

• Dois de Espadas – evitar a verdade, negar seu papel