Antes de iniciar a leitura sobre as informações da carta é preciso que você conheça como se organiza esta página.
A página de informações de cada carta é divida e organizada através dos tópicos: descrição da carta, ações da carta, cartas opostas, cartas reforçadoras, combinação de ases, combinação de cartas da corte, cartas invertidas.
Saiba mais em: Como Interpretar as Páginas de Informações das Cartas?
Descrição da Carta
O Dez de Espadas parece ser uma carta de terrível infortúnio, mas surpreendentemente, muitas vezes representa problemas mais melodramáticos do que reais. O homem nesta carta tem várias espadas em suas costas. Não seria uma o suficiente? Dez não é um pouco excessivo? Talvez o sofrimento deste cavalheiro – embora sincero – também seja exagerado.
Um significado do Dez de Espadas é chegar ao fundo do poço. Quando um desastre segue o outro, nos sentimos devastados no início, mas eventualmente jogamos as mãos para o alto e rimos. É tão ruim que chega a ser engraçado! Nos filmes, o herói diz: “O que mais poderia dar errado?” e sabemos que isso é um sinal para um balde de água cair em sua cabeça. Quando você vê o Dez de Espadas, saiba que o último balde caiu e você pode esperar por uma virada para melhor.
Esta carta também pode mostrar quando você está em uma mentalidade de vítima. Você está certo de que o mundo inteiro está te escolhendo apenas para tornar sua vida difícil. Eu imagino o homem levantando a cabeça e dizendo: “Você acha que está ruim… um corte no dedo. Eu tenho dez espadas nas minhas costas… conte-as – dez!” Então ele baixa a cabeça com um suspiro. Quando estamos em uma mentalidade de vítima, achamos que tudo é horrível, sem esperança e injustamente difícil.
Ser um mártir também é uma atividade favorita do Dez de Espadas. Nesse caso, o homem diria com um gesto fraco da mão: “Não… vá em frente. Divirta-se. Não pense em mim. Eu vou ficar aqui com essas espadas nas minhas costas… mas quero que você aproveite.” Ser um mártir nesse sentido não é o mesmo que fazer um sacrifício por outra pessoa sem condições. Com o Dez de Espadas, ambos são possíveis, mas fazer um gesto bom para alguém é mais satisfatório sem as condições.
Não quero menosprezar os infortúnios porque, é claro, há muitas tragédias reais no mundo. Às vezes, o Dez de Espadas indica um evento triste, mas você sabe quando isso acontece. Não há nem um traço de risada no seu coração. Na maioria das vezes, o Dez de Espadas tem um lado mais leve. É como se seu Guia Interno estivesse gentilmente brincando com você sobre como você está lidando com sua própria história de lamentações. Quando você vê o Dez de Espadas, verifique sua atitude e saiba que você chegou ao ponto em que as coisas certamente começarão a melhorar.
Ações da Carta
- Perder o controle
- Ter lugar nenhum para ir senão para cima
Saber que é mais escuro antes do amanhecer
Estar no ponto mais baixo
Sentir que as coisas não podem piorar
Preparar-se para uma mudança
Chegar ao fundo do poço - Sentir-se como uma vítima
- Lamentar seu destino
Sentir-se impotente
Ver a vida como hostil
Sofrer um ataque
Perguntar “Por que eu?”
Sentir autopiedade
Estar no lado receptor - Ser um mártir
- Colocar seus próprios interesses em último lugar
Ser autodepreciativo
Sentir-se como um tapete
Tomar um assento traseiro
Deixar os outros irem primeiro
Cartas Opostas
Carro – autoafirmação, poder, vitória
Dois de Paus – poder, autoconfiança
Seis de Paus – autopromoção, estar no topo do mundo
Nove de Copas – satisfação, feliz com as condições
Cartas Reforçadoras
O Enforcado – sacrifício, martírio
Oito de Espadas – mentalidade de vítima, impotência