Aula 02 – Os Arcanos Maiores

Os Arcanos Maiores

O baralho de tarô padrão consiste em 78 cartas divididas em duas seções, os arcanos maiores e os arcanos menores. A palavra arcana é o plural de arcano que significa “segredo profundo”. Para os alquimistas da Idade Média, o arcano era o segredo da natureza. As cartas do tarô são, portanto, uma coleção dos “segredos” que fundamentam e explicam o nosso universo.

As 22 cartas dos arcanos maiores são o coração do baralho. Cada uma dessas cartas simboliza algum aspecto universal da experiência humana. Eles representam os arquétipos – padrões de influência consistentes e direcionadores que são uma parte inerente da natureza humana.

Cada carta dos arcanos maiores tem um nome e um número. Alguns nomes transmitem diretamente o significado de uma carta, como Força , Justiça e Temperança . Outras cartas são indivíduos que personificam uma abordagem particular da vida, como o Mágico ou o Eremita . Existem também cartas com nomes astronômicos, como Estrela , Sol e Lua . Eles representam as forças indescritíveis associadas a esses corpos celestes.

As cartas dos arcanos maiores são especiais porque provocam reações profundas e complexas. As imagens do baralho Rider-Waite são evocativas porque combinam simbolismo esotérico com figuras e situações reconhecíveis. O simbolismo é sutil, mas eficaz.

Uma carta dos arcanos maiores sempre recebe peso extra em uma leitura. Quando uma dessas cartas aparece, você sabe que as questões em jogo não são mundanas ou temporárias. Eles representam suas preocupações mais básicas – seus principais sentimentos e motivações. Nas lições posteriores, mostrarei com mais detalhes como você pode reconhecer e interpretar os temas dos arcanos maiores em uma leitura.

Os arcanos maiores são frequentemente considerados como uma unidade. Diferentes esquemas foram desenvolvidos para mostrar como as cartas formam padrões que lançam luz sobre a condição humana. A numerologia, a astrologia e outras ciências esotéricas desempenham frequentemente um papel nestes esquemas.

Muitos intérpretes veem os arcanos maiores como mostrando os diferentes estágios da jornada de crescimento interior de um indivíduo – o que alguns chamam de Jornada do Tolo. (Ver exercício 2.2. ) Nestes sistemas, cada carta representa alguma qualidade ou experiência que devemos incorporar antes de podermos realizar a nossa totalidade.

Todos nós percorremos esse caminho para a autoatualização, embora nossas viagens envolvam mais frequentemente desvios, backups e reinicializações do que uma progressão suave! Nossos caminhos específicos são únicos, mas nossos marcos são universais. As 22 cartas dos arcanos maiores são marcadores no caminho do desenvolvimento interior que vai desde a consciência mais precoce ( carta 0 ) até a integração e realização ( carta 21 ).

A jornada do Louco parece passar suavemente de uma ordem de experiência para outra, mas nossas aventuras de aprendizado geralmente não são tão organizadas. Cometemos erros, faltamos às aulas e não conseguimos realizar o nosso potencial. Às vezes nos falta coragem e discernimento para descobrir nossos níveis mais profundos. Alguns nunca sentem o chamado do Eremita para olhar para dentro ou nunca experimentam a crise da Torre que pode libertá-los das defesas do seu ego.

Muitas vezes tentamos superar nossas dificuldades, mas falhamos repetidamente. A lição do Enforcado – deixar ir e render-se à experiência – é particularmente difícil e pode precisar ser enfrentada repetidas vezes antes de ser totalmente incorporada.

Muitas vezes vivenciamos lições fora de ordem. Uma pessoa pode absorver as qualidades de Força cedo na vida devido a uma infância difícil, mas só mais tarde desenvolver o domínio e o controle da Carruagem . Alguém pode superar a atração do materialismo do Diabo através de uma vida de reclusão, mas depois precisará aprender sobre relacionamentos e sexualidade – uma lição dos Amantes – mais tarde.

[foto do mundo]

Os arcanos maiores contêm muitos níveis e modelos de experiência. Essas cartas contêm todos os padrões de crescimento, quer ocorram em um segmento da vida ou em toda a vida. Poderíamos até dizer que uma vida inteira é, na verdade, apenas um episódio de crescimento dentro da saga mais ampla do desenvolvimento da nossa alma.

Não importa qual seja o nosso padrão de autodescoberta, os arcanos maiores nos mostram que a totalidade e a realização são o nosso destino. Se mantivermos esta promessa como nossa estrela polar, eventualmente perceberemos a nossa verdadeira natureza e ganharemos o mundo .

Acesse o Exercício para Praticar a Aula 02 – Arcanos Maiores

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *